Rua Jerônimo Evangelista, s/n, Paripiranga-BA, Tel.: (75) 3279-2246 E-mail: ucp-academia@bol.com.br
segunda-feira, 11 de março de 2013
SAIBA A IMPORTÂNCIA DO CONSUMO DE FERRO PARA O ORGANISMO
Maus hábitos alimentares podem causar deficiências de importantes minerais em nosso organismo. Um deles é o ferro, que atua principalmente na síntese dos glóbulos vermelhos sanguíneos e transporte de oxigênio para as outras células do corpo.
Algumas situações podem dificultar a absorvição deste nutriente. São elas: muita ingestão de cálcio (presente principalmente no leite e derivados), de cafeína, baixa ingestão de vitamina C e proteínas, e pouca ingestão de Ferro Heme (presente principalmente em carnes vermelhas.
Portanto, FIQUE ATENTO: equilíbrio na alimentação é sempre importante. Sem ingestão de ferro da maneira adequada, o transporte de oxigênio fica prejudicado.
Para colocar o consumo de ferro em dia, não só o famoso feijão, mas também o grão de bico, a soja e a carne vermelha são ótimas opções; também é possível obtê-lo por meio de carne branca, para alternar com o consumo com a vermelha. A vitamina C é uma boa aliada, pois melhora a absorção de ferro no organismo; você também pode investir no consumo de laranja e limão, por exemplo, em sucos.
Entretanto, há um limite. Um adulto saudável tem de 40 a 160 microgramas de ferro no sangue, que é o nível recomendado, segundo artigo publicado pelo Hospital Albert Einstein. Índices acima disso são um sinal de problema.
Para cada faixa etária e situação, existe uma recomendação diária para o consumo de de ferro. Consulte seu nutricionista!
(Foto: Dercilio e Pedro Rubens/M de Mulher, Matéria click em forma)