Rua Jerônimo Evangelista, s/n, Paripiranga-BA, Tel.: (75) 3279-2246 E-mail: ucp-academia@bol.com.br
terça-feira, 19 de março de 2013
HIDRATAÇÃO SEMPRE!
Manter o corpo hidratado é fundamental para qualquer pessoa. No entanto essa recomendação tem peso dobrado para aqueles que praticam atividades físicas. Para esse grupo a reposição hídrica deve começar antes das atividades.
Segundo Carlos Alberto Lima dos Santos, líder da unidade Bio Ritmo Centro, durante o exercício físico, a transpiração é altamente variável e, em média, perde-se de 1 a 2 litros de líquidos por hora de atividade, o que acelera a desidratação. "A diminuição de água no organismo promove perda de peso e capacidade reduzida de hidrólise de lipídios [ou seja, quebra de biomoléculas devido a água, o que resumidamente, produz energia]. Isto acarreta em diminuição da capacidade máxima de desempenho, explica.
Carlos detalha ainda que um dos principais motivos pelos quais é importante hidratar-se antes das atividades físicas é porque "a desidratação antecede a sede". Ou seja, quando o corpo começa a indicar a necessidade de água (pela sede), a desidratação já está ocorrendo. Quem começa uma atividade sem ter ingerido líquidos antes, tem uma desidratação mais acelerada e, consequentemente menor rendimento além do riscos que podem ser acarretados a saúde, como problemas respiratórios e circulatórios, enfraquecimentos dos ossos e baixa resistência imunológica.
O especialista da Bio Ritmo usa como base, para indicar o período de hidratação, estudos do American College Of Sports Medicine (um dos maiores colégios de medicina esportiva do mundo), que aconselha: 2 a 1200 ml de líquidos por hora de exercício. "Apesar da água ajudar na reposição hídrica, estudos apontam que uma mistura apropriada de líquidos com carboidratos e eletrólitos podem melhorar o desempenho do atleta. Isto é, deve seguir a seguinte fórmula: solução água + carboidratos + eletrólitos. A reposição hídrica não é feita através de volume e sim com frequência de ingestão de líquidos de forma regular", diz Carlos
(Matéria retirada do blog bio ritmo)