Um dos acessórios considerados primordiais nos guarda-roupas femininos pode ser muito mais que elegante e bonito.
O salto alto tão querido pelas mulheres pode se tornar um inimigo à saúde. Muito além de desconfortos, dores e varizes, o salto alto pode ser responsável por sintomas mais graves, como diminuição de músculos e tendões, além de afetar joelhos e coluna. Portanto, acima de três centímetros, o salto já pode trazer diversos problemas.
Mulheres praticantes de atividades físicas e que costumam usar sapatos de salto alto podem ter o desempenho prejudicado, principalmente em atividades de impacto. Na corrida, por exemplo, a atleta pode ser prejudicada já que sapatos de salto alto afetam principalmente panturrilhas e joelhos, grupos musculares mais trabalhados durante o exercício.
Segundo o ortopedista, Alexandre Campello, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia no Joelho, o salto alto altera a biomecânica da passada e força a flexão da planta do pé. Por isso, se o uso do salto alto for imprescindível, o especialista recomenda que se dê preferência para saltos grossos, que dão maior sustentação ao corpo.
(Matéria retirada do site Portal da Educação física)