O rim é um órgão muito “inteligente”. É o filtro do organismo. Todo nosso sangue passa por ele várias vezes ao dia. O que está em excesso é eliminado e o que está faltando retorna para a corrente sanguínea. Por isso o xixi revela exatamente o que o rim jogou para fora. Se comermos muito sal ou muita proteína, por exemplo, o excesso vai ser eliminado e sai no xixi. Diabéticos que não estão controlados tem açúcar sobrando no sangue. E esse açúcar a mais também sai pela urina.
Além disso, muitos medicamentos que tomamos são eliminados pelo rim. Por isso é que em época de Olimpíadas examina-se o xixi dos atletas para ver se houve uso de substâncias não aprovadas pelos comitês esportivos. A análise do xixi pode, portanto nos dar muitas dicas de saúde e informações sobre o funcionamento de nosso organismo.
Por outro lado, quando o rim não está bem, há alguns sinais de alerta que todos devem conhecer. A doença renal pode ser silenciosa e quando a descobrimos um dos rins já pode apresentar lesões.
Então, atenção para qualquer um destes sintomas:
- Acordar 1 vez à noite para fazer xixi é normal. Mas levantar várias vezes para ir ao banheiro pode indicar que seu rim tem algum problema porque não consegue concentrar a urina;
- Xixi com espuma. Isso pode acontecer em pessoas que tem perda de proteínas pela urina;
- Xixi com sangue: pode ser muitas coisas, dentre elas infecção urinária;
- Dor e vontade de urinar com frequência. Isso pode ser sinal de infecção nas vias urinárias e necessariamente requer tratamento
- Xixi de coloração muito escura, tipo de coca-cola: isto pode significar alguma doença como, por exemplo, hepatite.
Estes são alguns dos sinais de alerta mais importantes e devemos ficar atentos. Em todas estas ocasiões o médico deve ser localizado para a orientação e conduta.
Cuide do seu rim. Tome água sempre que tiver sede e fique de olho no seu xixi!
(Matéria retirada do site Dieta e Saúde)