quarta-feira, 29 de maio de 2013

O QUE O XIXI PODE DIZER SOBRE A SUA SAÚDE?

O rim é um órgão muito “inteligente”. É o filtro do organismo. Todo nosso sangue passa por ele várias vezes ao dia. O que está em excesso é eliminado e o que está faltando retorna para a corrente sanguínea. Por isso o xixi revela exatamente o que o rim jogou para fora. Se comermos muito sal ou muita proteína, por exemplo, o excesso vai ser eliminado e sai no xixi. Diabéticos que não estão controlados tem açúcar sobrando no sangue. E esse açúcar a mais também sai pela urina.


Além disso, muitos medicamentos que tomamos são eliminados pelo rim. Por isso é que em época de Olimpíadas examina-se o xixi dos atletas para ver se houve uso de substâncias não aprovadas pelos comitês esportivos. A análise do xixi pode, portanto nos dar muitas dicas de saúde e informações sobre o funcionamento de nosso organismo.
Por outro lado, quando o rim não está bem, há alguns sinais de alerta que todos devem conhecer. A doença renal pode ser silenciosa e quando a descobrimos um dos rins já pode apresentar lesões.

Então, atenção para qualquer um destes sintomas:
  • Acordar 1 vez à noite para fazer xixi é normal. Mas levantar várias vezes para ir ao banheiro pode indicar que seu rim tem algum problema porque não consegue concentrar a urina;
  • Xixi com espuma. Isso pode acontecer em pessoas que tem perda de proteínas pela urina;
  • Xixi com sangue: pode ser muitas coisas, dentre elas infecção urinária;
  • Dor e vontade de urinar com frequência. Isso pode ser sinal de infecção nas vias urinárias e necessariamente requer tratamento
  • Xixi de coloração muito escura, tipo de coca-cola: isto pode significar alguma doença como, por exemplo, hepatite.
Estes são alguns dos sinais de alerta mais importantes e devemos ficar atentos. Em todas estas ocasiões o médico deve ser localizado para a orientação e conduta.
Cuide do seu rim. Tome água sempre que tiver sede e fique de olho no seu xixi!

(Matéria retirada do site Dieta e Saúde)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

EMAGRECER OU PERDER PESO

Ao contrário do que a maioria das pessoas acreditam, perder peso nem sempre é sinônimo de emagrecimento. Geralmente, para que se verifique uma perda de peso, é necessário haver diminuição da massa corporal. No entanto, essa massa corporal pode nem sempre representa gordura.



A perda de peso costuma acontecer geralmente em dietas restritas e pouco saudáveis, que promovem hábitos alimentares desregulares que apesar de ajudarem a perder peso de uma forma extremamente rápida, não contribuirão para a perda de gordura corporal.
As deficiências nutricionais poderão dar origem à perda de peso através da diminuição da massa óssea, muscular e também da desidratação, o que pode causar consequências graves à saúde. Emagrecer não é sinónimo de passar fome, e sim resultado de uma dieta verdadeiramente equilibrada, totalmente livre de excessos.
Para evitar a perder peso sem emagrecer, é importante começar a prestar atenção na rotina alimentar diária. A mesma deverá ser composta por nutrientes de todos os grupos alimentares, sempre consumidos em quantidades moderadas.
A perda de gordura dá-se quando o gasto calórico é maior do que a ingestão. Por isso para perder gordura, nada melhor do que praticar exercícios combinados a uma dieta saudável. Perder gordura é um processo que pode ser extremamente demorado, por isso é importante ter paciência e força de vontade.

(Matéria retirada do site Dieta e Saúde)

sexta-feira, 24 de maio de 2013

ALIMENTOS DIET x LIGHT: QUAL O MELHOR PARA EMAGRECER?

Muitas pessoas têm até dor de  cabeça na hora de escolher os alimentos quando estão de dieta específica ou em algum programa de redução de medidas. A maioria confunde tudo, não sabem ao certo o que comprar ou às vezes adquire produtos errados ou que não vão ajudar em nada no seu propósito, quer seja perder peso ou outro qualquer.
 
Assim, é muito importante saber a diferença entre os  produtos Diet e Ligth para não se decepcionar mais tarde, já que alguns desses alimentos, mesmo sendo diet ou light podem ter mais calorias que os comuns. Então, se seu objetivo for uma dieta com restrição calórica, esteja atento as principais diferenças:
Produtos Diet: devem ser consumidos por pessoas que fazem restrição específica de alguma substância como carboidrato ou gordura. Por exemplo: quem é diabético e não pode consumir açúcar deve preferir o chocolate diet. Mas,  chocolate diet, às vezes, pode ter mais calorias que os comuns devido ao teor de gordura. Dica: compare o rótulo antes de adquirir esses produtos e  veja qual atende melhor a sua necessidade.
Produtos Ligth: são produtos que têm menos valor nutricional. Ou seja,  possuem menos gorduras e/ou açúcares e são indicados para quem quer emagrecer ou não pode ganhar peso por motivos de doença. Pessoas hipertensas devem se manter magras, já que a obesidade pode forçar o aumento dos batimentos cardíacos, prejudicar a circulação do sangue, o que eleva a pressão arterial a fim de irrigar os tecidos. Quanto maior o peso, mais tecido para irrigar e isto é perigoso para quem já tem a pressão alta. Outro exemplo simples são problemas nas articulações do joelho, tornozelo ou na coluna vertebral. O aumento do peso é muito prejudicial; por isso, essas pessoas são aconselhadas a usarem produtos light.

(Matéria retirada do site dieta e saúde)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

ANABOLIZANTES, COMO OS USADOS POR NETINHO, SÃO PROIBIDOS. JÁ SUPLEMENTOS REQUEREM CUIDADO!

Netinho está internado numa UTI por causa de complicações no fígado
 Há um mês, Netinho entrava em uma história que se tornaria dramática. Internado com forte dor abdominal, em função de uma hemorragia no fígado, o cantor ouviu dos médicos que seu quadro pode ter sido provocado pelo uso de anabolizantes. Como ele, muitos jovens arriscam a saúde para ver os músculos crescerem mais rápido.
Considerados inimigos da saúde, os anabolizantes são proibidos no Brasil. Em contraponto, surgiram — e estão cada vez mais em alta — os suplementos alimentares, que auxiliam os atletas a terem melhores rendimentos. O uso se difundiu entre os jovens e, no fim de semana, até Enzo Motta, de 16 anos, filho de Claudia Raia, foi visto numa loja de suplementos.

Enzo, filho de Claudia Raia e Edson Celulari, compra suplementos para musculação em shopping do Rio Foto: Marcio Honorato/Honopix
A utilização desses produtos, embora polêmica entre os médicos, que debatem sua eficácia e necessidade, não é proibida no Brasil. A venda não requer receita médica.
— É preciso diferenciar. Os suplementos são compostos orgânicos, normalmente com origem vegetal, que inserem substâncias alimentares no organismo. Os anabolizantes injetam hormônios diretamente na pessoa. A manipulação de hormônios é proibida no país — explica a nutricionista Maira Andrade.
Os suplementos alimentares são divididos em quatro categorias principais: hipercalóricos, hiperproteicos, energéticos e termogênicos. E têm como finalidade, respectivamente, engordar, aumentar massa, ganhar energia e emagrecer. Apesar da ampla utilização, há médicos que contestam seu uso.
— Um indivíduo saudável não precisa de suplementação, basta uma dieta acompanhada por um profissional — explica o chefe do serviço de nutrologia do Hospital Universitário da UFRJ, José Egídio Paulo de Oliveira.
O nutrólogo ressalta que o uso desses suplementos, mesmo liberados no Brasil, não exclui nenhum paciente do risco de efeitos colaterais. Do outro lado, Maira, que acredita no uso dos suplementos, também adverte:
— Qualquer um deles só deve ser usado após consulta médica. Apenas um nutricionista sabe indicar qual é o mais indicado.

Entenda o que é cada produto:

Aminoácidos: São os blocos de construção das proteínas. Sem elas, o corpo humano não pode crescer tecido muscular. Auxiliam na manutenção da massa magra.
Glutamina: É um tipo de aminoácido que já existe na musculatura. Quando o músculo é muito trabalhado, tira energia da glutamina, perdendo massa. O suplemento ajuda na preservação da massa, no aumento da imunidade e na função intestinal.
Termogênicos: Prometem acelerar o metabolismo, queimando gorduras. A maioria contém cafeína, por isso, pode gerar taquicardia e insônia.
Creatina: É um tipo de proteína encontrado em alimentos de origem animal, como a carne vermelha. O suplemento promete mais força e energia, o que melhoraria o desempenho nos exercícios físicos. A creatina, entretanto, proporciona acúmulo de água no corpo e precisa ser ingerida com intervalos.
HGH: As ampolas de HGH, precursor do hormônio do crescimento, aumentam a massa magra em adultos, queimam gordura e definem a musculatura. Entretanto, em doses altas, pode levar ao diabetes, ao câncer, entre outros males. São chamados de precursores de hormônios sintéticos.
DMAA: Qualquer suplemento que tenha dimethylamylamine (DMAA) é proibido pela Anvisa. Esses produtos costumam prometer aumento de massa ou emagrecimento rápidos.
Anabolizantes: São os hormônios propriamente ditos. No Brasil, é proibida qualquer suplementação hormonal.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Exercícios físicos ajudam a controlar dores do reumatismo durante o frio

Os ossos e os músculos sentem frio! Quando os vasos sanguíneos se contraem em busca de calor, a circulação no corpo é prejudicada. Pacientes com doenças reumáticas, como artrite e artrose, por exemplo, logo percebem dores nas articulações.

O controle dos incômodos, na maioria das vezes, é feito por remédios. Mas a atividade física também pode ser poderosa na hora de amenizar esses sintomas.

Modalidades aquáticas, Pilates e até musculação, são boas indicações para pacientes com quadros reumáticos. “Os tendões e articulações são lubrificados pelo líquido sinovial. Ele evita dores, lesões, distensões. E esse líquido só é ativado com o movimento do corpo”, afirma Jairo Alcântara, coordenador de educação física da academia House Fitness.

Foi no tratamento  médico em conjunto com a atividade física que a estudante Fernanda Caribé, de 22 anos, encontrou a solução para o controle das dores por todo o corpo. Ela foi diagnosticada com artrite reumatóide juvenil aos 16 e também tem problemas no joelho. Mas nada a impede de fazer musculação.

“Hoje também faço Pilates. Inclusive o médico me disse para encarar a atividade física como tratamento, principalmente em relação ao meu joelho. A temperatura cai e não sinto mais dor”, conta.

Já os pacientes em fase aguda de doenças reumáticas devem fazer exercícios controlados. “Séries mais leves são ideais, para relaxar, e com bastante alongamento. É ele que controla a tendência da contração muscular que temos quando as temperaturas baixam”, alerta a fisioterapeuta Mércia Leonora.

As doenças que atingem os ossos muitas vezes são degenerativas, e exercícios praticados sem orientação podem agravar o quadro clínico. “Atividades de alto impacto, sem acompanhamento, aceleram esse processo. É indispensável um profissional para prescrever o peso, o exercício e o numero de repetições do treino de cada aluno”, conclui Jairo Alcântara.

Matéria publicada em portal Tribuna da Bahia/ Retirada do site Portal da Educação Física

sexta-feira, 17 de maio de 2013

PANTURRILHA NOTA 10

 
Conquistar pernas bem definidas é o desejo de boa parte das pessoas que malham. Por isso, o treino dedicado aos membros inferiores também deve dar atenção especial a algo importante que faz toda a diferença nesta conquista: a panturrilha.

Situada na parte de trás e inferior da perna, a panturrilha é popularmente conhecida como “batata-da-perna”, e quando o assunto é musculatura trabalhada, é definitivamente impossível imaginá-la inerte.

Atletas profissionais, professores de educação física e, principalmente, jogadores de futebol costumam ter panturrilhas muito bem definidas, mas no dia a dia, a vitória nesse quesito costuma ser do sexo feminino. “As mulheres, em sua maioria, já têm essa musculatura bem desenvolvida devido ao uso contínuo dos sapatos com salto”, explica Gabriel Gomes, líder de retenção da Unidade Bioritmo de Higienópolis. Já os homens precisam suar um pouco mais para trabalhar esta área.

De acordo com Gabriel, não há diferenças com relação ao treino destinado à panturrilha de homens e mulheres. O importante é investir em exercícios que envolvam extensão de tornozelo. “Para quem quer manter, e não desenvolver, o treino deve estar mais ligado ao volume dos exercícios do que ao número de repetições. Fazer mais repetições vai ocasionar apenas o aumento da resistência à fadiga”, explica.

Quem pretende conquistar panturrilhas nota 10 pode escolher entre algumas opções de atividade física na Bio. “O mais indicado para trabalhar a panturrilha é fazer musculação, mas algumas aulas também têm uma solicitação intensa desse músculo: Bio Bike, Step e Bio Pilates, por exemplo, por terem muita movimentação de tornozelos, além das aulas musculares como Localizada e Body Pump”, diz o professor.
 

terça-feira, 14 de maio de 2013

O PODER DAS ESPECIARIAS

ESPECIARIAS: Além de saborosas também tem ações benéficas a nossa saúde!

 Alecrim: Diurético, destoxificante, antifúngico, espasmolítico sobre vesícula e duodeno, antiinflamatório.
Pode ser usado em: Frango, cenoura, batata, sopas, mandioca, ovelha, suíno, couve-flor.

Canela: Reduz esvaz...iamento gástrico sem alterar o apetite, ação calmante, destoxificante, analgésica, antifúngica, aumenta a insulina plasmática.
Pode ser usado em: Moranga, carne de boi moída, chás, frutas assadas, compotas, geléias, cremes de frutas, leite de sementes e cereais, mingaus.

Coentro: Espasmolítico sobre musculatura lisa do trato gastrointestinal e vias biliares, melhora motilidade e secreção gástricas, antiinflamatória, antiaterogênica, antibacteriana e sedativa.
Pode ser usado em: Peixes e frutos do mar, vegetais, cereais e pratos com soja.

Cominho: Antioxidante, previne oxidação de lipídios, reduz flatulência gástrica e intestinal, antibacteriana.
Pode ser usado em: Carnes, frango, vegetais, tubérculos e cereais, lentilha e feijão.

Cravo da Índia: Antimicrobiana, antifúngica, antiviral, antioxidante, espasmolítica sobre a musculatura lisa do TGI e vias biliares, melhora motilidade gástrica e inibe infecção por H. Pylori, antiinflamatória.
Pode ser usado em: Chás, sucos, carne moída, suíno, ovelha, marinadas, vitaminas com frutas (pó).

Cúrcuma: Inibe crescimento H. Pylori, antialérgica, antibacteriana, antioxidante, antiinflamatória, imunoestimulante, hipoglicemiante.
Pode ser usado em: Arroz, vegetais, refogados, sopas, carnes, ensopados, peixes, quinua, aipim, batata.

Gengibre: Ação espasmolítica sobre musculatura lisa do trato gastrointestinal e vias biliares, melhora motilidade e secreção gástrica, destoxificante, antiinflamatória, antialérgica, expectorante, hormonal, imunoestimulante, antioxidante.
Pode ser usado em: Arroz, carnes, frango, peixes, cenoura, chuchu, moranga, bolo chocolate, biscoitos doces, compotas, chás e sucos.
Hortelã: Efeito laxativo, estimula peristaltismo, reduz flatulência, hepatoprotetora, efeito calmante, antimicrobiana e antiviral, antioxidante.
Pode ser usado em: Ovelha, peixes, chás, sucos verdes, temperos para saladas.

Manjericão: Antioxidante e destoxificante
Pode ser usado em: “Disfarça” sabor do tofu para cremes e molhos, tempero para peixes e saladas, azeites e molhos de tomate.

Orégano: Antifúngico, antioxidante, protege oxidação do LDL, ação antimicrobiana.
Pode ser usado em: Massas, vegetais, diretamente na salada, na sopa, na berinjela, deixar na mesa e colocar na comida.

Pimenta: Antiinflamatório, hipocolesterolêmica, anticarcinogênica, termogênica.
Pode ser usado em: Carnes, frango, molhos, massas, risotos, ensopados, feijão, lentilhas, pratos quentes.

Sálvia: Reduz flatulência gástrica e intestinal, antiinflamatória, antimicrobiana, anticarcinogênica, melhora o humor e performance cognitiva.
Pode ser usado em: Frango, molho de tomates e carnes, sopas e ensopados.

Tomilho: Antifúngico, antiinflamatório (inibe produção de óxido nítrico), antiaterogênica (inibe a agregação plaquetária).
Pode ser usado em: Carnes, frango, molhos, tubérculos, sal temperado, marinados e assados.

Zimbro: Antimicrobiano, antifúngico (reduz candidíase), tem efeito laxativo, estimula peristaltismo e motilidade.
Pode ser usado em: Conservas, marinadas, carnes, caças, aves e suínos.


Fonte: Busca Saúde
Ver mais

segunda-feira, 13 de maio de 2013

SÓDIO

SÓDIO:

O limite recomendado de consumo de sódio é de 2000 mg por dia, o que corresponde a 5 g de sal.
Sódio em excesso predispõe a pressão alta e, consequentemente, a doenças cardíacas e derrames.
Confira alguns dos alimentos mais ricos em sódio e fique atento ao seu consumo!
 
(Matéria retirada do site Nutrição em Ação)

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Celulite, sem mistérios ou lendas

A celulite é um dos maiores pesadelos das mulheres, que tentam, a todo custo, acabar com a temida “casca de laranja”. Estudos científicos e epidemiológicos revelam que cerca de 90% das mulheres adultas e em diferentes culturas têm celulite, e em grande parte, sem relação com a obesidade.
celulite-aspecto-casca-de-laranjaExistem muitas causas relacionadas ao desenvolvimento dessas alterações de pele e de tecidos subcutâneo, especificamente fatores genéticos, sedentarismo, má alimentação, problemas circulatórios, disfunções hormonais, o álcool, o tabaco, o vestuário apertado e o stress.
A celulite pode localizar-se em várias regiões do corpo, em especial nos glúteos, coxas e abdômen.
Para um adequado controle da doença, não basta recorrer aos tratamentos estéticos e aos cremes, é essencial haver uma reeducação alimentar para que os resultados sejam os esperados. A estética e a nutrição são assim  dois aliados de peso quando se quer resolver esse problema. Existem alimentos que ajudam a “limpar” o organismo, e que melhoram a circulação sanguínea bem como outros problemas que agravam a celulite.
No entanto, a validade científica desses alimentos é muito reduzida, o campo de especulação é o mais provável canal de todas as informações. Por exemplo:
maça

- Algas, que são uma fonte de iodo e que como tal equilibram o trabalho da tireóide, evitando desequilíbrios hormonais; arroz integral, que contém fibras e minerais que beneficiam a digestão do açúcar e o funcionamento dos intestinos; aveia, que reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação das depressões cutâneas; azeite, com uma ação anti-inflamatória; os legumes verdes escuros, que melhoram a circulação e ajudam a desintoxicar o organismo; maçã, uma extraordinária fonte de pectina que neutraliza as toxinas presentes no organismo.
No quesito chás: O chá de salsa e o chá verde promovem um aumento da diurese, talvez pela maior ingesta de líquidos do que por um efeito diurético específico.
Na verdade, a genética e o consumo aumentado de gorduras e carboidratos, em todos os trabalhos realizados, despontam como os grandes vilões desse “tempestuoso problema feminino”. De acordo com estudos, toda mulher depois da puberdade, tem celulite. O próprio organismo feminino passa a favorecer o seu aparecimento por meio das disfunções hormonais, predisposição genética, pílula anticoncepcional, entre outros fatores, além do sedentarismo e má alimentação. Como não será mais possível se livrar dela após essa fase da vida, a prevenção é a melhor maneira de lidar com essa característica marcante que tanto aflige o sexo feminino.
vegetais
É fundamental aliar 3 fatores que ajudam a prevenir a celulite: alimentação saudável, hidratação e exercícios físicos. A celulite é caracterizada por depressões de inchaços e de gorduras. Por isso, nada melhor do que adotar uma alimentação saudável a base da redução de sal, açúcar e gorduras saturada, aumentando também o consumo de frutas e vegetais. O consumo ideal deve ser de 5 porções diárias.



aerobica
Outra ação da nutrição saudável é a restrição ao fast food, gorduras e açúcares dos salgadinhos. Além da preocupação com a hidratação do corpo, é importante não esquecer que a prática regular de exercícios é fundamental, pois auxilia no consumo de energia pelo corpo, dificultando a transformação das sobras alimentares em gordura.
A celulite é inexorável por fatores genéticos, mas certamente pode ser reduzida com a restrição de carboidratos, gordura e exercícios aeróbicos frequentes, principalmente entre os 14 e 40 anos… mas, vale a mesma regra aos 50, 60. 70 anos.

( Matéria retirada do site viva50)

terça-feira, 7 de maio de 2013

ALIMENTOS QUE PODEM CAUSAR DOR DE CABEÇA

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que mais de 90% das pessoas sofrem ou sofreram de cefaleia (dor de cabeça) em algum momento da vida. E as causas podem ser inúmeras, como estresse e ...falta de sono. O que poucas pessoas sabem é que a alimentação também é fator determinante para desencadear essas dores.

As nutricionistas Juliana Lucena, da BioGourmet em São Paulo, e Joana Lucyk, da Clínica Saúde Ativa, em Brasília, explicam que a cefaleia pode ser causada por alguns tipos de substância presentes em diversos alimentos e, no caso de pessoas que sofrem de crises de enxaqueca, o ideal é que esses alimentos sejam evitados ao máximo na dieta.

"É aconselhável que as pessoas que sofrem de dores de cabeça façam um tratamento médico especializado para identificar a causa e tratar o sintoma da forma mais adequada possível", diz a nutricionista. Mas além de cuidados com a alimentação, também deve-se evitar períodos de jejum, que também acarreta cefaleia. Veja a seguir as substâncias e os alimentos alimentos que lideram o ranking de desencadeadores da dor de cabeça:

Aminas: as aminas estão presentes em alimentos como cerveja, queijos maturados, alimentos embutidos, molho à base de soja, repolho e chocolate. "Estas substâncias podem alterar o calibre dos vasos sanguíneos do cérebro, favorecendo, assim, a dor de cabeça", explica a nutricionista Joana Lucyk.


Cafeína: café, refrigerante, chá preto ou energético são ricos em cafeína. A dor de cabeça desencadeada por esta substância pode acontecer em duas situações: se combinada a alimentação com medicamentos que possuem cafeína em sua composição ou pela própria abstinência de cafeína. "As pessoas acostumadas a consumir uma determinada quantidade de café ou bebidas que contenham cafeína podem sofrer os efeitos da redução", aponta Joana.
Bebidas alcoólicas: bebidas como o vinho e a cerveja possuem substâncias chamadas histamina e tiramina, que desencadeiam a piora do quadro de dor de cabeça.

Lipídeos: os alimentos fontes de lipídeos e que são prejudiciais englobam a manteiga, margarina, frituras, doces, biscoitos recheados, carnes gordas, queijo amarelo, leite integral, requeijão e embutidos. "Esses alimentos possuem proteínas alergênicas, como a beta lactoglobulina e caseína, que podem causar a cefaleia", afirma a nutricionista da Clínica Saúde Ativa.

Frituras: elas são ricas nos ácidos graxos oléico e leonéico, substâncias que causam contração dos vasos sanguíneos cerebrais. As frituras também podem estar envolvidas no desencadeamento da cefaleia.

Aspartame: a nutricionista Juliana Lucena afirma que o aspartame metaboliza no organismo substâncias como a amina e a fenilalanina, tornando-se assim um dos principais vilões desencadeantes da dor de cabeça.

Nitratos e nitritos: presente nos embutidos (como salame e presunto), peixes em conserva, patês e caviar. As nutricionistas contam que essas substâncias também atuam em alguns casos como desencadeadores da dor de cabeça da mesma forma que as aminas. Elas alteram o calibre dos vasos sanguíneos do cérebro, favorecendo, assim, a cefaléia.
 

 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

SUPER PROMOÇÃO DA ACADEMIA UCP


PRÁTICA INCORRETA DE ABDOMINAIS GERA DORES LOMBARES E CERVICAIS

Para os que desejam um abdômen tonificado, os abdominais ainda estão entre os métodos mais eficazes.

Mas é preciso alguns cuidados para conquistar o resultado almejado e evitar problemas. Segundo Janaina Cavalheiro, profissional de Educação Física da Fit Premium, a prática incorreta pode gerar dores lombares e cervicais. Muitas pessoas criam resistência em relação a essa atividade. Porém, existem muitas variações, e com uma orientação correta é possível identificar qual é a melhor opção. Com isso, haverá o fortalecimento do abdômen e melhora da postura.

Quem é iniciante o ideal é fazer intervalos de um dia. De acordo com Janaina, o exercício é recomendado tanto para homens quanto para mulheres, porém a diferença está no foco de cada um. A musculatura abdominal não é diferente das outras, e para adquirir resistência, são recomendadas várias repetições com intensidade leve ou moderada. Em treinos de hipertrofia, são exigidas menos repetições, porém com exercícios de alta intensidade. No entanto, é importante aliar o treino a uma alimentação balanceada para conquistar a barriga definida que tantos almejam. Lembre-se: não adianta seguir um programa de treinamentos intenso, se a alimentação não estiver controlada.

( Matéria retirada do portal da Educação física)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...