segunda-feira, 10 de março de 2014

Sedentarismo

CONSEQÜÊNCIAS
A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.



O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. O sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais; o gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas.

DOENÇAS ASSOCIADAS À VIDA SEDENTÁRIA
Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe. O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.

COMO DEIXAR DE SER SEDENTÁRIO
   - Praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bola.
   -  Exercer as atividades físicas necessárias à vida cotidiana de maneira consciente.
   -  Evitar tomar bebida alcoólica, fumar ou qualquer outro tipo de droga.

RECOMENDAÇÕES PARA FAZER EXERCÍCIOS COM SEGURANÇA
A principal recomendação é seguir o bom senso e praticar exercícios como um hábito de vida e não como quem toma um remédio amargo. A principal orientação é fazer exercícios com prazer, sentindo bem-estar antes, durante e principalmente depois da atividade física. Qualquer desconforto sentido durante ou depois de exercícios deve ser adequadamente avaliado por um profissional da especialidade.

PRATICANDO EXERCÍCIOS COM MAIOR SEGURANÇA
   - Usar roupas adequadas: A função da roupa durante o exercício é proporcionar proteção e conforto térmico. Agasalhos que provocam aumento excessivo da sudorese devem ser evitados porque provocam desconforto e desidratação.
   - Hidratar-se adequadamente: ingerir líquidos antes, durante e depois de exercícios. A perda excessiva de líquidos e a desidratação constituem a principal causa de mal-estar durante o exercício.
   - Consulte se medico: antes de começar a se exercitar faça uma avaliação com seu medico e tire todas as suas duvidas.

 


A atividade física regular e realizada com prazer é um recurso insubstituível na promoção de saúde e qualidade de vida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...