quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

SUCO DE LARANJA AJUDA A CONTROLAR O APETITE


Uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP) afirma que a laranja pode ser aliada para os interessados em perder peso. 

Mesmo a fruta sendo considerada calórica, os pesquisadores constataram que ela libera uma substância capaz de aumentar a saciedade e ajudar na inibição do apetite. O estudo foi realizado com 40 voluntários, que tomaram o suco de laranja durante um ano e passaram por diversos testes de sangue após o período. Foi descoberto que a bebida aumenta os níveis de leptina no organismo, que hormônio age em uma região do cérebro (hipotálamo) e inibe os receptores do apetite. 

Segundo especialistas, apesar de cada copo de suco ter em média 120 calorias, a ingestão de cerca de um litro diariamente não altera o peso das pessoas. Outra pesquisa realizada na instituição, ofereceu durante uma semana o suco de laranja puro e feito na hora para voluntários. Na outra semana, ofereceram o suco pasteurizado, o tradicional suco de caixinha. Na terceira, um preparado especial, feito com água e açúcar, numa composição parecida com a dos refrigerantes. Depois de tomar a bebida, os participantes tinham o sangue analisado (glicose, insulina, leptina e adiponectina). 

A melhora nos índices foi detectada tanto com o consumo do suco fresco quanto com o pasteurizado. Apenas os consumidores do preparado com açúcar é que não tiveram efeitos positivos no corpo. Vale ressaltar que pessoas com faixa de peso normal se beneficiaram mais do que as que apresentavam sobrepeso ou obesidade. A vitamina C e as isoflavonas presentes no suco de laranja podem ser as responsáveis pela melhora nos índices. Portanto, os tradicionais lanchinhos da tarde podem ser trocados pela ingestão do suco de laranja, que além de gerar saciedade, possui nutrientes e refresca nos dias quentes!

Por Jornalismo Portal EF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...