sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Informativo sobre Hidroginástica

1.   O QUE É HIDROGINÁSTICA?
A Hidroginástica são atividades físicas realizadas em meio aquático. Segundo Santos (1997), a hidroginástica é a soma de exercícios com movimentos precisos e bem orientados a um meio liquido onde a ação da gravidade incide brandamente evitando dessa maneira os micro-traumas comuns à pratica física, resultando numa atividade que interage automaticamente os domínios afetivos, cognitivos e motores.

2. QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA?
A Hidroginástica tem como objetivo propiciar benefícios como a melhora na movimentação das articulações, recuperando a amplitude e favorecendo as musculaturas sem promover impacto. Auxílio no tratamento de problemas reumáticos, posturais, diminuição da pressão sanguínea periférica – favorecendo quem tem tendência a varizes, diminuição dos problemas de hipertensão/hipotensão e melhora a condição cardiorrespiratória.

3. QUAL A TEMPERATURA IDEAL PARA A PRÁTICA DA HIDROGINÁSTICA?
A temperatura da água é uma característica que normalmente chama a atenção dos alunos. Ao entrarem na piscina, imediatamente os alunos avaliam a temperatura da água de acordo com seus costumes e sensibilidades.
Tem-se recomendado manter a temperatura da água entre 27 a 31ºC, o que, para a maioria, já é suficiente para tornar a aula agradável e relaxante. No entanto, para muitos é necessário esclarecer que a temperatura será agradável durante a movimentação sendo que, ao entrar na piscina, não se terá a imediata sensação de “água quente”. (ESEFM)


REFERÊNCIAS
ESEFM. História da Hidroginástica. Disponível em www.efmuzambinho.org.br
SANTOS, Lucio Rogerio Gomes dos; CRISTIANINI, Sanderson R. Hidro 1000. Rio de Janeiro: Sprint, 1997
Educador Físico
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...