Dormir uma horinha a menos pode fazer uma diferença imensa no dia - e para melhor. Na teoria parece fácil e é bem simples também na prática – a dica é ter como a primeira tarefa do dia o treino na academia.
Além de conseguir reservar aquele tempo precioso para ter mais saúde, essa mudança pode trazer inúmeros benefícios, tanto para o corpo, quanto para regular o apetite. É o que diz uma recente pesquisa feita pela Universidade do Texas (EUA). Segundo o estudo, ter a rotina de exercícios logo pela manhã pode diminuir a fome durante o dia inteiro.
Praticar atividade física logo cedo também ajuda a ter disposição de sobra ao longo do dia. Isso acontece porque o cérebro manda mais oxigênio para todos os músculos e tecidos, fazendo com que o sistema cardiovascular trabalhe com mais eficiência, o que aumenta a disposição. Com isso, o organismo já começa o dia a todo vapor, diminuindo a tensão durante a jornada inteira. Além disso, escapar do treino fica bem mais difícil, já que as desculpas como estresse e cansaço do final do dia podem ser postas de lado. Assim, as obrigações dos dias não farão com que a atividade física seja deixada de lado por falta de tempo ou disposição. Não podemos esquecer que o nível de estresse diminui, graças à atuação dos hormônios como a endorfina e a serotonia. Porém, fazer a atividade física logo cedo não é razão para dormir pouco. Para o exercício trazer os reais benefícios, é preciso que a noite de sono dure, pelo menos, 6 horas. Com tudo programado, só não se pode esquecer-se de fazer uma refeição bem leve antes do exercício físico. O ideal é comer uma fruta, uma barra de cereal ou até um iogurte. Já depois, é importante repor todos os nutrientes que estão faltando para o metabolismo se recompor com um bom café da manhã!
Por Jornalismo Portal EF