Rua Jerônimo Evangelista, s/n, Paripiranga-BA, Tel.: (75) 3279-2246 E-mail: ucp-academia@bol.com.br
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Principais erros cometidos por praticantes de Atividades Físicas em Academias
1º Má alimentação pré-treino
Antes de iniciar as atividades físicas é importante que se tenha uma alimentação rica em carboidratos, responsáveis por gerar energia no momento do esforço. Em caso de má alimentação o indivíduo pode entrar em hipoglicemia, ou seja, há uma baixa no açúcar sanguíneo podendo este entrar em estado de desmaio.2º Treinamento prolongado
Treinar vários exercícios durante um tempo longo pode ocasionar o que chamamos de overtraining, ou seja, excesso de treino, este fator além de poder causar prejuízos ao corpo como lesões, traz o efeito reverso principalmente para quem almeja o ganho de massa muscular.
3º Não treinar o corpo inteiro
Além de causar uma desestabilização no corpo, por apresentar músculos mais fortes que outros, pode ocasionar transtornos estéticos. Para os homens que treinam apenas os membros superiores adquirem o formato corpóreo de funil, enquanto as mulheres que treinam apenas membros inferiores tornam-se verdadeiras pirâmides.
4º Treinar o mesmo grupo muscular todos os dias
Além de gerar lesões por esforço repetitivo, quem se utiliza desse método basicamente não obtém resultados, pois o músculo cresce no momento do descanso e não durante o estímulo do exercício. Isso também é válido para os exercícios de abdominais.
5º Não seguir o treinamento indicado pelo profissional capacitado.
Grande parte dos praticantes de musculação tende a criar seus próprios métodos de treinamento, porém estes podem além de gerar futuros problemas, não trazerem nenhum tipo de resultado, pois todo treinamento deve ser individual e direcionado ao objetivo do mesmo. Receitas mirabolantes encontradas na internet são bastante utilizadas, mas estas não possuem nenhuma base cientifica e podem ocasionar sérios problemas de saúde.
REFERÊNCIA: NIEMAN, David C. Exercício e Saúde. Como se prevenir de doenças utilizando o exercício como seu medicamento.
Márcio PhelippeInstrutor
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Lanche da Noite
1º Aulão da UCP Academia
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Informativo sobre Hidroginástica
1. O QUE É HIDROGINÁSTICA?
A Hidroginástica são atividades físicas realizadas em meio aquático. Segundo Santos (1997), a hidroginástica é a soma de exercícios com movimentos precisos e bem orientados a um meio liquido onde a ação da gravidade incide brandamente evitando dessa maneira os micro-traumas comuns à pratica física, resultando numa atividade que interage automaticamente os domínios afetivos, cognitivos e motores.
2. QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA?
A Hidroginástica tem como objetivo propiciar benefícios como a melhora na movimentação das articulações, recuperando a amplitude e favorecendo as musculaturas sem promover impacto. Auxílio no tratamento de problemas reumáticos, posturais, diminuição da pressão sanguínea periférica – favorecendo quem tem tendência a varizes, diminuição dos problemas de hipertensão/hipotensão e melhora a condição cardiorrespiratória.
3. QUAL A TEMPERATURA IDEAL PARA A PRÁTICA DA HIDROGINÁSTICA?
A temperatura da água é uma característica que normalmente chama a atenção dos alunos. Ao entrarem na piscina, imediatamente os alunos avaliam a temperatura da água de acordo com seus costumes e sensibilidades.
Tem-se recomendado manter a temperatura da água entre 27 a 31ºC, o que, para a maioria, já é suficiente para tornar a aula agradável e relaxante. No entanto, para muitos é necessário esclarecer que a temperatura será agradável durante a movimentação sendo que, ao entrar na piscina, não se terá a imediata sensação de “água quente”. (ESEFM)
REFERÊNCIAS
ESEFM. História da Hidroginástica. Disponível em www.efmuzambinho.org.br
SANTOS, Lucio Rogerio Gomes dos; CRISTIANINI, Sanderson R. Hidro 1000. Rio de Janeiro: Sprint, 1997
Educador Físico
Palestra na Cal Trevo
Recordando...
Assinar:
Postagens (Atom)